terça-feira, 26 de junho de 2007

Oliveira visto pelo Absinto



A Fada Verde e o Rapaz dos Cabelos Azuis comentam Oliveira.




Sinopses dementes de alguns filmes de Oliveira




ANIKI-BOBÓ - Neste filme Oliveira arrasta-nos para uma saga buéréré onde miúdos de rua (proto-Jaimes) se divertem a brincar com comboios e a namoriscar nos telhados. Este ícone a preto-e-branco é a luz das tardes de Domingo. Um filme que é o antepassado de filmes mais recentes, por exemplo, "Os Kids Mutantes da Zona J".




VALE ABRAÃO - Flaubert´s Bovary in Douro com louça inglesa e parolinhos. Alguém descreveu esta obra como a síntese entre o longo caminho de uma leguminosa, um bando de borboletas mortas e os dois botões da farda do Rato Mickey. Na minha opinião é um filme perfeito, como vídeo de instrução para empresas de segurança. Oliveira olha o Douro com a gentileza mórbida de uma câmara fixa num cofre-forte. O terror só atinge os píncaros quando uma menina Bovary entrópica se arrasta pelas cenas.




NON OU A VÃ GLÓRIA DE MANDAR - Um épico assustador. Longos planos de árvores amontoam-se ao lado de diálogos entre soldadinhos de chumbo coloniais. Jovens camaradas de armas discutem Camões e a Liberdade em cima de um camião militar. Nada de tripas nem de minas. A sequência do Unimog e a conversa-plenário transforma a bravura castrense num cházinho com o Óscar Wilde. Pelo meio do resto, Al-Quibir, Viriato e muito mais coisas bem nossas, bem portuguesas.




OS CANIBAIS - Nesta película Oliveira dá uma lição a Kubrick. Numa das cenas do filme Oliveira mostra três actores enfeitados com cabeças de porco. Em The Shining o máximo que Kubrick mostra é um actor com cabeça de porco. Logo, 3-1 para Oliveira.




AMOR DE PERDIÇÃO - O realizador desmascara com douta mestria tudo o que Camilo queria dizer e não disse. No barulho dos folhos, nos vestidos de época e na postura Geppetiana dos actores nota-se uma tendência, um pendor de agressão ao espectador. Um produto cuja virulência estática imita os polvos do senhor Ducasse.




A CAIXA - Uma reformulação hereje d' O Pátio das Cantigas onde a um bêbedo gordo se contrapõe um cego com uma caixa de esmolas. Esta atitude reflecte ainda uma reflexão profunda (demasiado profunda), sobre as pequenas coisas bem portuguesas, que se passam (muito lentamente) em bairros populares de Lisboa. Ligeiramente menos sedativo que o habitual..., mas, ainda assim...




PARTY - Nesta película o realizador refastela-se num festim burguês cujos convidados vieram da terra dos museus de cera. Irene Papas tem o seu pior papel desde o saudoso épico Os Canhões de Navarone. Party é um filme brutal. A festa glacé de Oliveira faz Tarkovsky parecer o John Woo. Nunca ninguém foi tão longe no uterino zzzz..., no subliminar zzzz..., no calmante zzz...zzzzzz....zzzzz....




VIAGEM AO PRINCÍPIO DO MUNDO - Que dizer?... Um Mastroiani moribundo acrescenta a um chumbo uma grossura necrofílica. Este retorno à aldeia primeira é uma depressão que custa a passar. Tenho um amigo que viu este filme enquanto estava sob o efeito de ácido lisérgico. Teve uma viagem tão má que quando chegou a casa vindo do cinema sentiu a necessidade de tirar as imagens dos olhos com outras. Enfiou o primeiro DVD que lhe veio à mão. Era a Bíblia de John Huston. O meu amigo converteu-se nessa noite. Durante uns tempos nunca falou desse episódio e, mesmo hoje, não encontra explicação para estes fenómenos.




LE SOULIER DE SATIN - Um chinelinho de cetim que veio do inferno. O mais narcótico dos produtos de Oliveira. Muitas horas de delírio do Mestre.




FRANCISCA - Uma espécie de menu de emergência de todos os cineclubes. A fita do Godard queimou, o do Pasolini é muito pesado, levam com a menina Francisca. É no século XIX e trata-se de um triângulo amoroso entre dois frangos e uma franguinha imprópria para cabidela. Um enredo de coisas nossas, bem portuguesas de paixão. Tudo servido com o habitual molho dormideira à Oliveira. Se te deslocares a Francisca leva uma flor no cabelo e uma almofada.




DIA DO DESESPERO - Largos dias têm cem anos. A obcessão camiliana ao mais alto nível. Para quando a continuação. O DIA SEGUINTE: REGRESSO E VINGANÇA, onde Camilo regressa dos mortos para se vingar de toda a gente que não viu a sua agonia romântica. Ou ainda uma curta-metragem onde um Camilo cego tenta comprar papel de carta num supermercado cheio de gente. Título possível: DESESPERO NO DIA*




*Alusão a uma conhecida rede de supermercados.




A COMÉDIA DIVINA* - Uma história singela passada numa casa-manicómio. A trama do filme é confusa e os personagens, na sua maior parte, têm a consistência de kalkitos. Mas a escolha do título foi catita.




* A gralha faz parte da graçola.